sábado, julho 22, 2006

E-MAIL DO MARCELO LISBOA, PROFESSOR DE HISTÓRIA E FILHO DO LÁZARO ROSA

Olá, Tião.

1- Moro em Itaberá, desde que casei em 2004. Fico feliz da citação feita pelo João Margarido da minha pessoa; ele também é um grande professor e muito amigo, embora ultimamente nossos contatos sejam mínimos pelo fato de nossos horários de trabalho não coincidirem

2- Percebi que seu belíssimo relato foi pautado pela emoção, afinal são os vínculos familiares que nos fazem lembrar dos lugares em que vivemos. Também lembro de seu pai com muito carinho, e de seu tio Batista também. Eles são aqueles tipos de pessoas que deveriam viver para sempre como repositório da memória. Pelo menos nos sobram as lembranças.

3- Sei pouco sobre a história da Turiba. O que sei são relatos feitos por seu tio Cilico Gonçalves, talvez o maior historiador informal com propriedade para falar de Turiba; e relatos feitos por seu tio Batista em 1987. Segundo Cilico, Turiba se chamava Fazenda Velha até 1916, até que "alguém" ficou conhecendo uma estação ferroviária em Araraquara chamada Toriba, hoje em Matão, confira em: http://www.estacoesferroviarias.com.br/t/toriba.htm, que ao que parece, ali eram embarcados (ou desembarcados) porcos gordos criados em Turiba. Como existia a estação, acrescentou-se ao lugar o "do Sul".

5- O nome Fazenda Velha [nome antigo da Turiba] vem de uma antiga fazenda pertencente a um homem de nome "Macedão", proprietário de escravos, que chegou a canalizar um riacho para mover sua máquina de café. Ao que parece, a sede da fazenda ficava onde hoje é a sede da fazenda do Zé Mariano, hoje do seu filho Nenê.

6- Já vi duas versões para o termo Turiba, de origem tupi: significa "paraíso" ou "alegria".

7- Segundo o IGC (Instituto Geográfico e Cartográfico de Sao Paulo), a terminologia correta é Turiba, e não Toriba.

8- Segundo Nhá Candinha, senhora que morreu com 105 nos anos 80, e era mãe da Dona Vidica, sogra do Edézio Vidal, onde está a Turiba era originalmente um ponto apenas marcado por um cruzeiro.

9- Para se ter uma idéia de quanto o bairro é antigo, Pedro Mariano de Oliveira, pai do Zé Mariano e do João Mariano [e de Pedro Mariano de Oliveira Filho, prefeito de Itaberá por três vezes e que conservou a fama de administrador honesto e capaz] nasceu em Turiba em 1875 ou 1876.

10- Quanto a fotos, poderíamos escarafunchar baús de família e reunirmos tudo o que o que possuímos, e montar a exposição num encontro que citou, organizando uma festa. Quem eu sei que tem preciosidades é o Fernandinho, marido da Bernadete Desídera, filha da Lela [e do Aparício Caetano] e também sobrinha do Pedrinho e do Vardinho Desídera.

11- Eu vou escanear algumas fotos e mandar para você. O problema é que a maioria é de família, já que antigamente não havia muito costume de tirar fotos de lugares, já que retrato, era "uma vez na vida". Tião, muito feliz de econversar com você e pela sua resposta, fico por aqui. Lembranças à sua mãe, Dona Maria, uma pessoa que lembro com carinho, pela enormidade de plantas e flores que tinha no quintal [ e tem até hoje, Marcelo].

Nota: os comentários entre [ colchetes] são do Tião Loureiro.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

MARCELO,QUE BELEZA ESSA SUA CAPACIDADE DE RELATAR A HISTORIA DA TURIBA,CONTINUE PESQUISANDO E NOS DANDO ESSA VERDADEIRA AULA DE SABEDORIA.GRANDE ABRAÇO DE SEU PRIMO,QUE ACOMPANHOU SUA LUTA PARA ESTUDAR E O ESFORÇO DE MEUS QUERIDOS TIOS-PADRINHOS "LAZARO ROSA" E TIA "BRANCA" PARA QUE ISSO SE TORNASSE REALIDADE.COMO DIZIA "TIO ROQUE LOUREIRO" -ESTUDEM!!! ESTUDEM !!! VALEU A PENA.OBRIGADO.

julho 22, 2006 4:47 PM  
Blogger Unknown said...

Marcelo,belo relato...

qual seu email?

julho 16, 2008 4:04 PM  

Postar um comentário

<< Home