domingo, agosto 27, 2006

HISTÓRIA DE TURIBA, POR PRETO MATTOS

TURIBA DO SUL E SUA HISTÓRIA

Pesquisa feita por Preto Mattos, da Secretaria de Cultura de Itapeva, em jornais antigos de Itapeva.

"Turiba é um distrito localizado no hoje município de Itaberá.

1-HISTÓRIA DE ITABERÁ

Itaberá quer dizer “pedra que brilha”, “pedra brilhante”, que outrora era distrito do então município de Faxina, hoje Itapeva.

Itaberá era a antiga Vila de Lavrinhas do Sul. Seus fundadores vieram de Minas Gerais. Seus nomes: José Rodrigues Simões, Francisco Antonio da Silva e Antonio Joaquim Diniz.

Foi no ano de 1864 que estes senhores fizeram doação do terreno para a cidade de Itaberá.

Os terrenos foram ofertados à Padroeira Nossa Senhora da Conceição, cuja capela foi levantada no ano de 1862, à meia encosta da colina à margem esquerda do rio Lavrinhas.

Deu-se em 1862 a fundação primitiva da povoação de Lavrinhas e a pequena capela construída pelos fundadores serviu de matriz da Paróquia até o ano de 1914, sendo então demolida para levantar em seu lugar a nova igreja.

Em 07 de outubro de 1870 foi criado o Distrito Policial de Lavrinhas, e o primeiro delegado foi o senhor Joaquim Mendes da Cruz, o escrivão interino foi o senhor João Domingues da Costa.

Pela lei provincial n° 16, sancionada pelo presidente da Província, conselheiro Doutor Antonio da Costa Pinto, a Capela de Nossa Senhora da Conceição de Lavrinhas, do município de São João Batista do Rio Verde (hoje Itaporanga) foi elevada à categoria de Freguesia, no dia 09 de março de 1871. Esta lei estabeleceu as divisas da nova paróquia, as quais foram alteradas somente pela lei n° 1373, de 31 de dezembro de 1912.

A lei provincial n° 69, de 20 de abril de 1872, transferiu a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição para o então município de Faxina (hoje Itapeva).

Em 1° de janeiro de 1877, foi instalado o Distrito de Paz de Lavrinhas, realizando-se a primeira audiência do Juiz de Paz Antonio Lino da Silva no dia 03 de fevereiro de 1877. Foi escrivão interino nesta audiência o senhor João Antunes de Moura (que mais tarde vem a ser vereador e prefeito municipal na então Faxina).

Graças ao prestígio político do Coronel Crescêncio Ferreira de Mello foi lavrado o decreto n° 152, de 08 de abril de 1891, assinado pelo então governador do Estado, doutor Américo Brasiliense de Almeida Melo, elevando à categoria de vila a freguesia de Nossa Senhora da Conceição. O município foi instalado em 25 de abril de 1891, tendo presidido a solenidade de instalação o coronel Crescêncio Ferreira de Mello, que era presidente da Intendência Municipal da então Faxina (hoje Itapeva).

Coronel Crescêncio Ferreira de Mello (sogro do coronel Acácio Piedade) deu posse aos intendentes nomeados pelo governador do estado: Venâncio José de Macedo, Capitão Antonio Dias Baptista Prestes, capitão José Pedro de Lima, tenente José Ferreira dos Santos, João Rodrigues Simões e Adolfo Bueno Pimentel.

2-TURIBA

Nesta mesma ocasião é começado o patrimônio de Turiba, que se denominava “ANTIGA FAZENDA VILA VELHA” e se deu o início no dia 08 de dezembro de 1892, pelo senhor Pedro Raimundo Pimenta, que era chamado de Pedro Carabina, e o senhor João Geraldo de Lima também ajudou no início. Ambos recém-chegados do norte de São Paulo, vieram junto com a comitiva do senhor Camilo de Macedo, dono da então Fazenda Ponte Alta.

Os iniciadores do patrimônio de Turiba, junto com o senhor João Batista Vaz, uniram-se para organizar 35 alqueires de terra na Fazenda Velha (onde hoje é Turiba) e no dia 08 de dezembro de 1892, foi levantada a primeira cruz feita por Pedro Carapina e Antonio Joaquim Pinheiro, que era chamado de Antonio Francelino, e neste mesmo dia foi rezado o primeiro terço nos pés da cruz e feito o primeiro leilão com grande número de sitiantes em baixo da mata.

Só havia meio alqueire de terreno limpo, onde foi levantada uma capelinha de madeira, feita por Pedro Carapina e seus filhos. Pedro Carapina sempre exerceu o cargo de membro da Comissão do Patrimônio de Turiba, até seu falecimento aos 85 anos de idade.

Consta que a primeira missa rezada na então capelinha foi realizada pelo padre Décio, no dia 08 de dezembro de 1892.

Os primeiros negociantes foram os senhores Pedro Vianna e Capitão Enéas e ambos eram naturais do então distrito e hoje município de Iporanga.

Foi por muitos anos, desde 1900, sub-fiscal interino da povoação de Turiba o senhor Francisco Xavier de Macedo.

E tinha o distrito policial de Turiba também derivado após o ano de 1900 (1916 segundo José Cilico Gonçalves) e teve as seguintes pessoas respondendo:

Sub-delegado: Pedro Mariano de Oliveira

Primeiro Suplente: João Evergisto de Almeida (João Loureiro)

Segundo Suplente: Firmino de Oliveira e Silva

Terceiro Suplente: José André da Silva
Escrivão: José Gonçalves de Macedo (Pai Zé)

Exerceu as funções de escrivão da paz no município de Itaberá, por 26 anos, o major Serviliano da Silva, que muito ajudou o distrito de Turiba, que para muitos também era chamado de Furquilha.
Nota: Marcelo Lisboa, professor de História, vem reunindo documentos e informações para escrever uma história. Marcelo está terminando o trabalho. Em breve começaremos a publicar seu texto. Aguardem. Vale a pena!
Se você tiver alguma informação, documentos, fotografias, favor entrar em contato com tiaoloureiro@superig.com.br