sábado, agosto 26, 2006

Manuscrito de José Cilico Gonçalves (19...../19......) sobre a origem do nome Turiba


O texto diz o seguinte (veja a postagem abaixo, dá para ampliar o texto com um clique no mouse!):

Toriba do Sul

“Por volta de 1916, mais ou menos, no bairro Fazenda Velha, no município de Itaberá, foi inaugurado o Distrito Policial de Toriba, pelo Prefeito Municipal Sr. Amador Pereira de Almeida. Perguntado onde foi encontrado este nome, disse o Sr. Prefeito que viu numa lista de nome de cidades, e como havia gostado do nome, inaugurou o distrito com esse nome, ou seja, com o nome de Distrito Policial de Toriba, sendo o primeiro Sub-Delegado, Pedro Mariano de Oliveira.

Mais tarde, verificado o extravio de correspondência postal, foi descoberto que há êsse nome numa cidade no Ramal de Tabatinga na Estrada de Ferro, então passou esta a ser Torib
a do Sul, nome êste que até a presente data ainda é.
-------
Devido a um pequeno derrame que me atacou o braço direito, a caligrafia piorou, mas, soletrando dá para entender.”


Que maravilha! Grande Cilico, sempre bem-humorado! Fez graça do próprio derrame/caligrafia.

Cilico tinha grande paixão por cavalos. Ia passear na Turiba (depois que passou a morar em Itaberá) a cavalo, por puro prazer! Fazia isso até os anos 60/70, pelo menos.

Cilico foi um anjo-da-guarda da família, sempre disposto a ajudar e orientar. Trabalhava no Posto de Saúde de Itaberá (depois em Itararé).


Uma historieta: meu pai Roque Loureiro e minha mãe Maria Tereza Garcia estavam indo da Turiba do Sul (esse é nome oficial da terrinha, talvez até para ficar distinto da Toriba da Estrada de Ferro que Cilico cita), meus pais estavam indo para Itararé, onde minha mãe seria operada por problemas de “fígado”, em 1951.

Ocorre que minha estava grávida e corria o risco (alto) de perder o bebê.

Cilico, tio de meu pai, levou minha mãe para uma consulta com o Dr. Cássio Figueiredo, médico que atendia no Posto em Itaberá.

Pronto, o problema foi resolvido: Dr. Cássio desaconselhou a cirurgia, prescreveu medicamentos e minha está sã e forte até hoje!

E este blogueiro teve a oportunidade de vir para este mundo!

Nota: o texto do Cilico foi enviado por Glória (neta de Cilico) e Marcelo Lisboa (professor de História), aos quais agradeço a inestimável colaboração para o resgate da história.

Glória, quando Cilico escreveu o texto? Me mande fotos e dados bibliográficos de Cilico e Etelvina, dois grandes turibenses!