domingo, agosto 20, 2006

O primeiro Loureiro de Turiba

João Evergisto de Almeida (João Loureiro) e Theonila Gonçalves de Almeida. Ela era de Itaí (SP), ele era de Piraju (SP). Moraram na fazenda da família Loureiro em Piraju (SP). Depois, por volta de 1910 (em que ano?) vieram para Turiba, no sítio Barreiro (80 alqueires).

Theonila era filha de José Gonçaves de Macedo (Pai Zé) e Francisca Saturnina de Oliveira (Mãe Chiquinha), que vieram antes para a Turiba, onde montou um comércio.

João Evergisto de Almeida, conforme certidão de óbito (n° 1045, fls 79-V, livro C-08 do Cartório de Registro Civil de Itaberá), faleceu em 13 de setembro de 1935, no sítio Barreiro, com 50 anos de idade, sendo sepultado no cemitério de Turiba. O declarante foi seu cunhado, Sr. Alfredo Lázaro Gonçalves. João Loureiro era natural de Piraju (SP), filho de Uricena de Almeida Mello e Salvador Loureiro de Mello.

Theonila nasceu em..........faleceu em 09-04-1977 em Itapeva, foi sepultada na Turiba.

João Loureiro e Theonila tiveram os seguintes filhos: (NOTA, todos os dados estão sendo coletados, alguns podem apresentar erros; peço ajuda para completar dados, nomes corretos, histórias etc)

  1. Maria Aparecida de Oliveira - Sulica - nasceu em Itaí em 11-01-1912, faleceu em Itaberá, onde morava, em 22-10-1975; foi casada com Luiz Gomes;
  2. Lázara - Lazica; solteira; nasceu em Itaí ou Piraju (?).....faleceu em Garça (SP), em 1971.
  3. João Batista de Almeida, Batista Loureiro, nascido na Turiba em 1914 (?), casado com Maria Conceição (Bizinha), vieram para Itapeva nos anos 1970 (em que ano?); ambos faleceram em acidente automobilístico em 12/10/1988;
  4. José Loureiro de Almeida - Zequinha Loureiro, nasceu na Turiba em ..... ; foi casado com Lúcia Rodrigues; mudaram-se para Itaporanga nos anos (?); morreu em ..........(ano?)
  5. Erotides Gonçalves de Almeida, nasceu na Turiba em ............., onde foi lavrador e comerciante; casado com Lili (nome completo?); mudou-se para Itaberá, onde foi comerciante, cerealista; foi prefeito de Itaberá de 1960 a 1963; faleceu em ...... ano (década de 70)?
  6. Almerindo Gonçalves de Almeida; nasceu na Turiba, em .........; casado com Iolanda Desídera; foi comerciante em Turiba e Itaberá; mudou-se para Itu; faleceu na Turiba......... (década de 70), onde passava as férias, sepultado em Itu.
  7. Renato Loureiro de Almeida, nasceu em 10/01/1926; casado com Maria dos Santos Almeida(Maria Rosa); nunca sai de Turiba, onde foi lavrador e comerciante; faleceu em 27/09/2002;
  8. Roque Loureiro de Almeida, nasceu em 10-09-1928, casado com Maria Tereza Garcia; foi comerciante e agricultor, sempre na Turiba; morreu em Itapeva em 19/05/1993, onde está sepultado.
  9. Maria Estela, a caçula, nascida em 1930, ano da Revolução. Temerosa dos efeitos da revolução, Theonila deixou o sítio Barreiro e foi para Turiba, onde deu à luz. Maria Estela foi casada com Élio (Mi) Gomes; faleceu em ........ 1995 (?), sepultada em Itararé.

SINSINATO (qual a grafia correta?) MORRE DURANTE TEMPESTADE - A primeira casa do sítio Barreiro oferecia pouca proteção. Durante uma forte tempestade, entrou chuva na casa, tiveram que se esconder em baixo de mesas. Parte da casa destelhou. Desespero! Quando foram verificar, Sinsinato (sexto filho??), bebezinho que dormia enrolado em cobertores, estava morto. Theonila contava isso com muita tristeza.

NOTA: ME AJUDEM COM DADOS, DATAS, HISTÓRIAS. ESCREVAM PARA tiaoloureiro@superig.com.br

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Lázara - Lazica; solteira; nasceu em Itaí ou Piraju (?)+/-1971faleceu em Garça-SP

agosto 20, 2006 5:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

O nome da Maria Rosa do Renato Loureiro é Maria dos Santos Almeida

agosto 27, 2006 2:22 AM  
Blogger Diogo Loureiro de Almeida said...

Que emoção! Nunca tinha ouvido qualquer relato a respeito dos meus bisavós João Evergisto de Almeida (João Loureiro) e Theonila Gonçalves de Almeida! Como é bom conhecer um pouco da origem da nossa numerosa e grandiosa Família Loureiro de Almeida. Belíssimo trabalho primo Tião!

dezembro 03, 2008 10:02 AM  
Anonymous João Francisco Gabriel said...

Sebastião - Você não me conhece. Ocorre que pesquisando na internet s/ o nome Turiba, por mera curiosidade, descobri algumas coincidências boas, inclusive a respeito de sua família. Acabei descobrindo que as terras que ali adquiri em 1997 (Fazenda Barreiro), pertencera à Da. Maristela que é justamente a filha caçula do histórico personagem João Loureiro.
O Elói me conhece. Outrossim,

abril 03, 2009 7:17 PM  
Anonymous João Francisco Gabriel said...

Continuando minha versão sobre a encantadora Turiba do Sul.... Bem, dizia eu que desde 1997 sou proprietário da Fazenda "Barreiro", que então acrescentei "do Espírito Santo" e que pertenceu à família de Da. Maristela e Mi Gomes. Desde então mantenho-a e ultimamente estou trabalhando arduamente nas benfeitorias daquela propriedade.
Devo lhe informar também que conheci o falecido Venancia Antonio Mendes, esposo de Da. Maria José, irmã do meu amigo e bom vizinho João Mariano. Esse casal morava em Taquarituba, minha terra natal. Um pouco antes do Venancio falecer, cheguei a tratar de negócios com ele. Foi para lá muito jovem e se dedicou ao comércio de cereais, tendo prosperado muito na vida. Deixou nome de respeito e consieração em nossa cidade. Pouco convivemos, pois sempre residi fora de minha cidade, desde os doze anos. E já me encontro próximo da janela septuagenária. Todo esse povo que V. escreve em seu blog, muitos personagens eu os "conheci" nas velhas escrituras, inclusive o seu parente João Evergisto. Muito bom ter sabido todos esses informes importantes para nosso conhecimento. Da. Maristela nascera em 26.10.1930 e falecera em 20.09.1995, segundo sua certidão de óbito, conforme consta do meu Formal de Partilha.Posteriormente posso lhe fornecer mais alguns dados, caso haja interesse. Obrigado e parabéns pelo blog s/a Turiba do Sul

abril 03, 2009 7:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

TIVE O PRAZER DE AJUDAR ESTE RESGATE DO DISTRITO DE TURIBA, FIZ COM ORGULHO , RESGATE DE NOSSA REGIAO , DE ITAPEVA SP, ACESSEM MEU BLOG-blogpretomattos.blogspot.com- SOU O PRETO MATTOS , TENHO COLUNAS SEMANAIS JORNAL ITA-NEWS DE ITAPEVA , ONDE RESGATO COM CARINHO NOSSAS RAIZES.

agosto 14, 2013 3:48 PM  
Blogger Unknown said...

Boa tarde, Sebastião!
Meus pais e avós são de Itapeva.
Meu pai é Francisco Loureiro de Barros, filho de Júlia Loureiro da Conceição e José Pedroso de Barros. Eles se casaram na Igreja de Itapeva.
Parte da família foi para o Paraná e mroama tualmente no Estado de Sçao Paulo.
Minha vó Julia Loureiro e meus tios Joaquim Loureiro de Barros e Antonio Loureiro de Barros passaram seus últimos dias aí em Itapeva.
Estou empenhado em descobrir outros parentes LOUREIRO. MInha vó sempre falava do Osorio Loureiro, um sobrinho dela.
Quem sabe você pode me ajudar a conhecer outros parentes LOUREIRO que ficaram por aí.

Atenciosamente,

José Benedito de Barros
Limeira-SP
EMAIL: jbenebarros@yahoo.com.br

outubro 16, 2015 3:55 PM  
Blogger Unknown said...

meu avo foi alberto loureiro casado com guiomar loureiro, sou leandro thiago loureiro e sou de sjc, gostaria de obter noticias....obrigado

setembro 11, 2017 12:10 AM  
Blogger Unknown said...

Meu pai era Benedito Almeida Loureiro, de Itapeva, não tenho mais detalhes.

fevereiro 11, 2019 7:29 PM  
Blogger Unknown said...

Me chamo Vanessa Loureiro,sou piauiense es neta de Vicente Loureiro ,meu bisavô se chamava Cesário Loureiro português. Ele veio para o Brasil ainda criança com os pais..Soube que eram 5 irmaos que se espalharam pelo Brasil.Tenho parebtes em Mabaus,Brasilia etc.

dezembro 05, 2020 11:19 PM  
Blogger Ivete said...

Oi meu avô por parte de mãe chama Benedito Loureiro de Almeida, minha Avó chama Julia Loureiro de Ãlmeida. Meu avó era de Itapeva e veio pra Curitiba no Paraná, Ele teve minha mãe e minha tia e meu tio vicente.

junho 29, 2023 11:27 PM  

Postar um comentário

<< Home