Foto na Turiba, enviada por Marcelo Lisboa/Glória, sem data, sem identifacação das pessoas. Quem é capaz de decifrar pelo menos o local da casa?
Comentário do Delo: "Esta casa tá com cara de ser a casa da Dona FIA NITO, perto da nossa casa! Pelo jeito das portas e janelas e principalmente pelo morro atrás da casa. Morro/terreno que era de Ernesto Antunes e depois ficou para Zezico Leandro e sucessores."
A Maria Tereza Garcia, mãe do Delo, confirma. É mesmo. Antes de ser de João Nito/Fia Nito, a casa pertencia ao comerciante José Ferreira (irmão do Lazinho Ferreira, comerciante na Furquilha) e sua esposa Francisca Proença. A casa foi demolida e no lugar foi construída a Igreja Cristã.
Dona Maria Tereza conta detalhes: nos anos 1940, ela e sua família (que moravam no vizinho Bairro Ribeirão Branco - Itaporanga) vinham a cavalo na Turiba em festas, época em que ela paquerava o Roque Loureiro (com que se casou em 1949). Era exatamente no quintal dessa casa que eles deixavam os cavalos (Francisca Proença, esposa de José Ferreira, era sua tia).
Nessa época, Turiba era centro comercial da região. Maria Tereza conta que seu pai Vitorino Garcia vendia algodão na Turiba para os comerciantes Pedro Mariano e Chiquinho Cerdeira. O algodão era transportado, diariamente, em carroças de tração animal.
Por volta de 1945, a lavoura de algodão entrou em crise em conseqüência de uma doença que apareceu na região. "A maça do algodão não abria, bichocava tudo".
3 Comments:
Tião...esta casa ta com cara de ser a casa da FIANITO perto da nossa casa!!!
!....pelo jeito das portas e janelas e principalmente pelo morro atrás da casa. Morro do seu Enesto e depois do Zezico Leandro e sucessores...
Falta reconhecer algumas das pessoas que na foto aparacem, especialmente os "engravatados". Parece ser alum evento político importante.
Essa casa foi da minha avó Fia Nito...era uma pequena venda, e também era uma pensão que era alugada para professores de longe que vinham dar aula e ficavam mensalmente ali...
Postar um comentário
<< Home