sábado, novembro 15, 2008

A DONGA MORREU
Olá, Tião.
Já faz um bom tempo que não conversamos ou trocamos mensagens. Aí eu aproveitei para citar a morte da Donga, que com certeza você já sabe. Seria interessante comentar no blog da Turiba a respeito. Temos o costume de dar importância a falecimentos de pessoas ilustres e esquecer daqueles que, nos bastidores, fizeram o trabalho mais pesado para que alguns pudessem se dedicar às atividades políticas, comerciais, literárias etc.
Ela faleceu ontem, 31/10, por volta das 10 da manhã, após um ataque cardíaco em seu quarto. Chegou a ser atendida pelas enfermeiras do posto e levada pata o hospital, mas não deu tempo. Tinha, ao que parece, 77 anos, segundo ela mesma dizia. Como disse você, ela era uma das últimas pessoas da estirpe negra autêntica da Turiba. Solteira, cozinheira e doceira como poucas, passou quase toda sua vida trabalhando de doméstica. Quando a farturense Maria Emília Teixeira se estabeleceu como professora e na presidência voluntária da creche da Turiba, Donga passou a cozinhar ali, custeada pela própria Maria Emília, já que a prefeitura não tinha como contratá-la sem concurso. Antes de volta à sua terra, Maria Emília ajudou na aposentadoria daquela velha senhora cansada de guerra. Morava com o o irmão Titã. Foi sepultada às 10h de 01/11, no cemitério da Turiba. Ela é mais uma imagem viva de nossa infância que agora permanece na lembrança.Tião, se tiver alguma novidade histórica, fotos e outras coisas que tenha pesquisado sobre a Turiba avise.Um bom dia e forte abraço, estendido à sua mãe e família.
Marcelo Lisboa

2 Comments:

Blogger Edificarte said...

bom dia

parabéns.. pelo blogger..

quando der visite o meu

deixe recados..

abraços

dezembro 11, 2008 3:36 PM  
Anonymous Rosalia said...

Parabéns pelo Blog amei !! Donga saudosa Donga que Deus o tenha ! tenho muitas lemnbrança da Donga morei na Turiba dos sete anos até ao 13 anos a Donga realmente era uma mulher batalhadora tenho muitas lembranças boas dela bjs e parabéns Maria Rosario Ricardi (ZARA)

novembro 03, 2010 10:47 PM  

Postar um comentário

<< Home