quarta-feira, maio 23, 2012

Morre pesquisador do IEA José Sidnei Gonçalves

Gonçalves foi morto nesta segunda-feira (21/5/2012), aos 55 anos, na capital paulista

por Globo Rural On-line
Divulgação/Secretaria de Agricultura de São Paulo
Como pesquisador do IEA, Gonçalves focava sua atividade em pesquisa e desenvolvimento na área de economia aplicada à agricultura
O pesquisador José Sidnei Gonçalves, do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, foi morto nesta segunda-feira (21/5), aos 55 anos, na porta de sua casa, vítima de tiros durante tentativa de assalto na zona sul de São Paulo.
O corpo será velado no Cemitério da Vila Mariana - Rua Batista Caetano, 300, das 10 às 15 horas. Depois, segue para o município de Itaberá, onde será enterrado. "Zé Sidnei", como era mais conhecido, deixa mulher e três filhas.

Graduado em 1983 em engenharia agronômica pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), era pesquisador científico do IEA desde 1992. Em 1997, tornou-se doutor em ciências econômicas pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a tese "Mudar para Manter: Pseudomorfose da Agricultura Brasileira".

Como pesquisador do IEA, focava sua atividade em pesquisa e desenvolvimento na área de economia aplicada à agricultura, com ênfase na análise do desempenho setorial e políticas públicas à luz da teoria e da história econômica. Sua produção científica envolvia, principalmente, os temas desenvolvimento econômico, orçamento público, instrumentos de políticas governamentais, competitividade setorial, progresso técnico e estrutura de mercado e formação de preços.

Produziu mais de 650 trabalhos entre científicos, técnicos e conjunturais, três livros e 17 artigos de jornais, além de 49 apresentações de trabalhos em congressos e de 180 palestras. Foi coordenador da pesquisa agropecuária da Secretaria entre 1999 e 2000, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) no período de 2000-2004, presidente da Comissão de Estudos Estratégicos da Pasta entre 2008 e 2010, e desde então coordenava o Grupo Setorial de Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas da Secretaria. Ao todo, foram 36 anos de serviços prestados à Pasta. [NOTA DO BLOG: O SIDNEI ERA FILHO DO ROQUE GONÇALVES, MOTORISTA DA PREFEITURA DE ITABERÁ, NETO DE JOSÉ CILICO GONÇALVES, BISNETO DE JOSÉ GONÇALVES E MÃE CHIQUINHA, QUE MORARAM EM TURIBA DO SUL)

1 Comments:

Anonymous SERGIO LOUREIRO LISBOA said...

À FAMILIA,MEUS SENTIMENTOS.
À TURIBA DO SUL (NOSSA TERRINHA),FICA O ORGULHO DE TER SIDO MÃE DE TÃO ILUSTRE FILHO.

maio 31, 2012 1:32 PM  

Postar um comentário

<< Home