Origem do nome "Toriba"
“Por volta de 1916, mais ou menos, no bairro Fazenda Velha, no município de Itaberá, foi inaugurado o Distrito Policial de Toriba, pelo Prefeito Municipal Sr. Amador Pereira de Almeida. Perguntado onde foi encontrado este nome, disse o Sr. Prefeito que viu numa lista de nome de cidades, e como havia gostado do nome, inaugurou o distrito com esse nome, ou seja, com o nome de Distrito Policial de Toriba, sendo o primeiro Sub-Delegado, Pedro Mariano de Oliveira.
Mais tarde, verificado o extravio de correspondência postal, foi descoberto que há êsse nome numa cidade no Ramal de Tabatinga na Estrada de Ferro, então passou esta a ser Toriba do Sul, nome êste que até a presente data ainda é."
A estação de Toriba foi inaugurada em 1911. Dela saía um ramal com 16 km, dos quais 9 km pertenciam à Cia. Agrícola Fazendas Paulistas, de Matão, e 7 km ao sr. Carlos Neche, de Araraquara, e que transportava lenha. Em 1966, a estação foi desativada juntamente com o ramal. A estação foi posteriormente demolida.